Marx, Lenin e os seus seguidores (mais ou menos
conscientes disso) conseguiram uma vitória indisputável: os autoritarismos e as
ditaduras de esquerda tornaram-se aceitáveis, enquanto se estigmatizou a
ideologia que ama a liberdade, o liberalismo. A linguagem corrente e das massas
(grupo que inclui muitas pessoas com formação superior) e a maioria dos media
refletem esta situação: os autoritarismos e as ditaduras são aceitáveis desde
que venham embrulhados numa linguagem de defesa do ambiente e dos
trabalhadores, ou do combate às desigualdades. Quem defenda a liberdade e a inerente
responsabilidade – o liberalismo – é mal visto e estigmatizado. E quem estigmatiza
acha-se informado e sofisticado.
Por isso, não há quase partidos liberais, sobretudo na
Europa, e os que existem têm reduzida expressão eleitoral. Mas todas as pessoas
dizem que querem respeito pela sua liberdade e mais liberdade…
Há mais paradoxos: poucos dos que defendem uma larga
intervenção do Estado em todos os setores da vida coletiva aceitam restrições às
suas condutas – só visam as dos demais; e são contra os aumentos de impostos
que não sejam decididos por governos das suas cores.
Também é fácil constatar a assimetria entre os aumentos e
as reduções de despesas públicas: os primeiros não sofrem contestação, mas as
segundas sim; porém, as despesas do Estado são pagas pelos impostos e as massas
não gostam de pagar impostos nem de os ver aumentados. Há alguma maneira de
conciliar estas posições? Para muitas pessoas, há: no PREC, diziam “os ricos
que paguem a crise”; hoje há mais sofisticação e diz-se que se corte nas PPP,
no BPN ou se acabe com a corrupção. Por outras palavras, “cortem a outros
(distantes) mas não a mim”. É outra versão da máxima “not in my backyard” (NIMBY) que tantas pessoas praticam.
Naturalmente que há em tudo isto muita “avestruz” e
ignorância dos números e das realidades concretas, bem como a ligeireza de quem
não tem que tomar decisões, e que confia que cobrir o discurso com os chavões
da “justiça” e da “igualdade”, vence o argumento e, com o discurso bem-sonante,
tem o bónus de ficar bem visto perante os demais (as massas).
De facto, as duas faces do liberalismo são a liberdade e
a responsabilidade. Mas esta, ao invés do que dizem muitas pessoas, causa
repulsa, pois impõe custos: num ambiente hedonista, as responsabilidades, exceto
para recolher louros, são para os outros; poucos assumem em pleno as suas.
Assim, não é difícil perceber por que tantos diabolizam o liberalismo.
Todavia, ao contrário de todas as outras ideologias, o
liberalismo é a que tem mais longa vida garantida. Claro que continuará a haver
comunistas e fascistas, e haverá sempre defensores de ditaduras e
autoritarismos (alguns com a convicção de estarem certos, e não só por ganharem
com isso). Mas a generalidade das pessoas quer e exige liberdade, e tendo-a
saboreado não se conforma com a sua perda e com o regresso a regimes
autoritários, ditatoriais ou totalitários; todos os dias observamos exemplos
pelo mundo fora, mesmo quando os povos buscam ordem nas suas comunidades. Por
isso, diz-se mal do liberalismo, mas são aquelas ideologias que são varridas
para os caixotes do lixo da História – e é o liberalismo que sobrevive. Afinal,
é a única ideologia que toma e aceita a natureza humana como ela é, sem querer
criar outra (e muito menos um “Homem Novo”) nem sujeitá-la aos
coletes-de-forças dos conceitos ideológicos, e que reconhece o papel essencial que
a liberdade tem na realização e na dignidade da pessoa humana. Claro que as
pessoas preferem usufruir da liberdade deixando as responsabilidades ao Estado,
ou a outros quaisquer; mas a formação moral e a pressão das circunstâncias leva
a maioria das pessoas (não todas) a aceitar e assumir os impactos positivos e
negativos das suas decisões (a responsabilidade). É esta realidade que revela a
superioridade e longevidade do liberalismo: sempre se criticarão todas as ideologias,
pois todas têm defeitos e implicam custos; mas os custos de algumas são tão altos
que acabam por ser abandonadas, sobrevivendo só uma, a menos má. Só nos países
ricos e entre os povos que se aburguesaram, ou converteram ao hedonismo, se diaboliza
o liberalismo; os povos que não têm liberdade – e que se libertaram dos
comunismos, dos fascismos e das ditaduras e autoritarismos – procuram-no sem
hesitar. Passa-se o mesmo com a democracia, e também por ser mais confortável procurar
que sejam outros a assumir as responsabilidades inerentes à liberdade de cada
pessoa.
Em Portugal o problema é especialmente grave pela atitude
generalizada de dependência face ao Estado, visto como um “saco sem fundo” e um
decisor ideal, capaz e obrigado a resolver todos os problemas. É revelador que
até o mais destacado dos revolucionários que implantaram o liberalismo em 1820
(Manuel Fernandes Tomás) tenha sido apelidado de “pai da Pátria”. Para
demasiadas pessoas, o Estado é um “paizinho” ou uma “mãezinha” que protege os
indefesos e bondosos cidadãos menores – mas “adolescentes”, pois querem apoio, enquanto
estão sempre a revoltar-se contra a autoridade. É bizarra esta dualidade, que
está na base da diabolização do liberalismo (além da vitória da diabolização do
liberalismo há que reconhecer às esquerdas a banalização da alcunha, o
neoliberalismo, designação sem doutrina, cuja conotação, sem outro conteúdo,
serve de código para identificar quem se opõe ao liberalismo).
É grave que, hoje, em Portugal, quando ninguém pode dizer
que ignora o excesso de despesas e endividamento públicos, que serviram
sobretudo a classe média e por ela estão a ser e serão pagos, se persista na
ilusão de que se podem aumentar as despesas públicas apenas porque há direitos
sociais – como se ninguém os pagasse. Pode insistir-se na ilusão do chavão de
“os ricos que paguem a crise”, e até se podem expropriar os ricos para eliminar
o défice num ano – mas o défice volta mais tarde, porque deixou de haver ricos
a pagar impostos; isto é, depois dum breve intervalo, a classe média volta a
pagar por inteiro as despesas públicas, porque elas não desceram e já não há
ricos a pagar impostos. Por isso, é mais inteligente reduzir as despesas
públicas e tratar de criar mais ricos – em vez de lamentar o aumento de milionários,
que pagam impostos.
Com menos despesas públicas podem baixar-se os impostos e
os rendimentos disponíveis para a classe média, a qual ganha assim liberdade
para satisfazer os seus desejos e necessidades. Todos desejam que se baixem os
impostos, mas poucos aceitam que isso só pode ocorrer com menores despesas
públicas.
Tenho pouca fé que bastantes portugueses se libertem do paternalismo
com que encaram o Estado; e ainda menos que abandonem a inveja, que creio ser o
verdadeiro motor que anima a maioria dos portugueses quando polvilham os seus
discursos com “mais igualdade” ou a “luta contra as desigualdades”. E não é só
por Camões destacar a inveja dos portugueses, usando a palavra para concluir
“Os Lusíadas”. É que estes discursos sempre revelam pretender-se ter (coisas)
que outros têm e não repartir o que os discursadores têm com os que não têm –
que é outra forma de reduzir as desigualdades. Além disso, é raríssimo encontrar
alguém que, ante questões concretas em que está envolvido/a, defenda a
igualdade – ao invés, trata-se quase sempre de destacar os factos e fatores
diferenciadores, e para benefício próprio. E o imparável crescimento de
oportunidades para ter coisas ou usufruir de serviços garante que haverá motivos
duradouros para haver desigualdades. Por fim, um fator mais subtil é a procura que
as pessoas têm por outras parecidas para formar família, o que ajuda a cristalizar
desigualdades de rendimentos; com a moda socialista das quotas, só falta
estabelecer números máximos de famílias com cônjuges com idênticas profissões
ou rendimentos (altos…) e até incentivos a que, por exemplo, operários/as
formem família com gestores/as de empresas, criando as condições para “mudar as
mentalidades” e criar um “Homem Novo”… J
O liberalismo, na sua versão actual, assenta que nem uma luva nos interesses do capitalismo.
ResponderEliminarPor isso, não há razão nenhuma para mudar o sentido das coisas, basta deixar correr o marfim.
Há que diga que tudo está bem quando acaba bem. Será que o mundo por este caminho vai mesmo acabar bem?
A questão já não é ser ou não ser, nem ter ou não ter.
Diria eu que a questão é mais, pois... sim... não... mas...
Como não percebo nada nem de economia, nem de finanças,
vou fazendo os meus juízos pelo que vou, lendo, ouvindo e filtrando.
Por princípio não sou nem tudo contra o capital, nem tudo a favor dos trabalhadores.
Há capitalistas malandros e desonestos, mas também os há bem intencionados.
Tal como os trabalhadores, só não posso dizer o mesmo dos dirigentes sindicais...
Nas actuais circunstâncias, a minha opinião, sustentada ou não pelos números e pelo pensamento económico, sem elaborações e congeminações, é tão básica quanto é possível ser:
- durante quarenta anos e ainda hoje, os empresários preferiram investir na distribuição
- como investir no sector primário tinha e tem maiores riscos, a opção foi importar bens
- as maiores empresas do país aliadas a empresas estrangeiras sugaram os recursos do estado
- foi um fartar vilanagem na banca, seguros, obras públicas, empresas públicas, saúde, educação, etc
- mas agora foram os reformados, os pensionistas, os funcionários públicos e os trabalhadores que viveram acima das suas possibilidades e por isso são eles a que cabe a obrigação de pagar os desvarios... !!! ...
- porque se produzia pouco, durante quarenta anos o país gastou mais do que produzia
- a dívida é maior da parte dos privados do que do estado, mas é o estado que tem a culpa
- a responsabilidade é do estado, dos cidadãos e muito ou sobretudo do sector empresarial
- a responsabilidade maior pela situação a que chegámos acabou por ser externa e importada
- se os tais mercados não fossem gananciosos e irresponsáveis, o problema poderia resolver-se sem dramas
- mas como os tais mercados continuam a ser gananciosos e irresponsáveis inverteram o ónus das suas brincadeiras
- a crise mundial e sectorial é da responsabilidade do funcionamento dos mercados, mas quem tem que pagar por isso são os outros!
- as opções para resolver a crise e as medidas adoptadas para equilibrar as contas estão viciadas à partida
- desde o princípio que me parece óbvia a intenção de não molestar os interesses de determinados sectores financeiros
- também desde o princípio, a única opção foi a de ir buscar o dinheiro aos rendimentos do trabalho, opção que ainda persiste
- com as medidas que foram postas em prática, os portugueses, a economia e o país afundaram-se
- quem beneficiou com as medidas adoptadas, com as ajudas e os proveitos não quis ajudar a economia
- parece ser consensual que, sem trabalhadores e investimento, a economia, tal como está estruturada, não funciona
- para onde foram os recursos gerados no passado?
- para onde estão a ir os recursos gerados actualmente?
- para a economia não parece que estejam a ser canalizados!
- porque será que, no mundo inteiro, os pobres estão mais pobres e os ricos estão mais ricos?
- porque será que, no mundo inteiro, a riqueza de determinados países vai direitinha para multinacionais?
- eu não sei a resposta, mas deve ser culpa dos pobres que andaram a viver acima das suas possibilidades!
- eu não sei a resposta, mas deve ser culpa desses países terem andado a viver acima das suas possibilidades!
- basta olhar para o continente africano e para os países latino-americanos para se ver logo que eles sempre viveram e continuam a viver acima das suas possibilidades!!! O estilo europeu e o american style é o pão nosso de cada dia por aqueles países.
Como dizia o outro: "deixem-me rir..."